HashFlare Genesis Mining

segunda-feira, 7 de março de 2016

Ethereum - Descubra tudo sobre a nova moeda Ethereum

Ethereum é uma moeda digital e, principalmente, uma plataforma para computação distribuída que pode executar contratos inteligentes. Na concepção dos seus desenvolvedores: Ethereum é um computador de escala planetária e à prova de mecanismos de censura que permite que seus usuários utilizem-se de uma plataforma de programação segura e totalmente distribuída para suas aplicações.

O Ethereum foi inicialmente apresentado por um dos seus principais desenvolvedores Vitalik Buterin em Janeiro de 2014, e formalmente apresentado para a comunidade na forma de um white paper escrito por Gavin Wood (autor da primeira implementação funcional do Ethereum) ainda no início de 2014.

O Ethereum foi financiado como um projeto de crowdfunding, sendo o terceiro maior projeto já financiado desta forma na história, e foi lançado em 30 de Julho de 2015.



CONCEITO

O Ethereum, assim como a grande maioria dos protocolos de moedas digitais, armazena registros de transações num arquivo que é uma espécie de planilha pública, distríbuida e de segurança garantida por criptografia, o blockchain. As transações publicadas no blockchain são verificadas e validadas pelos próprios usuários num processo conhecido como mineração que ocorre via execução de códigos de natureza criptográfica, sendo assim, o sistema pode funcionar num protocolo distribuído recompensando seus usuários pelo poder computacional empregado por eles. Contratos inteligentes "assinados" no blockchain do Ethereum e a mineração são pagos em ether, a moeda digital associada a plataforma.

Porém, o ponto que torna o Ethereum diferente das altcoins em geral e o diferencia da moeda digital mais difundida (o bitcoin), é que O Ethereum visa levar a tecnologia do blockchain e os contratos inteligentes para "tudo" que possa ser programado.

O princípio é que toda transação, registro, execução de código distribuído, assinatura de contrato digital, ou qualquer outra aplicação que seja executada na rede do Ethereum seja paga em ether, sendo assim, o Ethereum pode ser considerado um grande computador (de escala planetária) no qual usuários pagam pela quantidade de recurso utilizado.



ETHER

A moeda digital em circulação na rede Ethereum é o ether. Ethers são utilizados como forma de pagamento pelo uso de recursos da rede e também como moeda para intermediar transações que nela acontecem.

Usuários podem conseguir ether por um dos seguintes métodos:
Mineração (para qual é necessário um computador com uma Unidade de Processamento Gráfico (GPU)atual para execução dos códigos criptográficos)
Recebimento de doações de outros usuários. Troca por bitcoins.

Devido ao conceito por trás do Ethereum, não é possível conseguir ether em trocas diretas por moedas reais. O modelo do Ethereum visa favorecer a circulação de ethers como forma de pagamento pelo uso da própria rede.

O mecanismo de troca de ether por bitcoins foi fundamental para o próprio financiamento do projeto. Uma primeira remessa de ether (aproximadamente 60 milhões de ethers) foi vendida durante o financiamento do projeto numa crowdsale que durou 42 dias, período no qual foram arrecadados 31.591 bitcoins, que na cotação da época equivaliam a aproximadamente 18.5 milhões de dólares.

Ether, como as demais moedas digitais, utiliza-se de estrutura de programação que utiliza pontos flutuantes permitindo que a moeda seja fracionada em escalas decimais muito pequenas. Ethers são divididos em unidades menores cujos nomes fazem referência a pessoas envolvidas com o desenvolvimento das tecnologia de criptografia, moedas digitais e contratos inteligentes: Finney, Szabo, Wei. Além disso, há outras unidades que não constam no texto original mas tem sido utilizadas pelos usuários, fazendo referência à personalidades da computação.



DESENVOLVIMENTO

Ethereum é um projeto de código aberto. O desenvolvimento propriamente dito começou em Dezembro de 2013 sendo as primeiras implementações em Go e C++ liberadas para avaliação de usuários em Fevereiro de 2014. Desde então vários updates foram lançadas até a versão de release (Frontier) ser lançada em Julho de 2015.

A versão de Release atual é considerada pelos próprios desenvolvedores instável e não-segura, sendo os usuários da rede responsáveis pelo risco do uso e orientados a tomarem as devidas precauções.

O desenvolvimento foi financiado como projeto de crowdfunding de mais de 18 milhões de dólares.



PRINCIPAIS APLICAÇÕES

De acordo com os seus desenvolvedores, Ethereum pode ser usado para codificar, descentralizar, tornar seguro e comercializar tudo que possa ser programado: votações, nomes de domínio, transações financeiras, crowdfunding, governança de empresas e estados, contratos e acordos de qualquer tipo e até mesmo propriedade intelectual.

A possibilidade de validação de identidade e assinatura digital segura da blockchain dá margem para desenvolvimento de uma série de aplicações tais como:

Transferências financeiras para qualquer parte do mundo. Campanhas de crowdfunding Apólices de seguro Registro de títulos de propriedade Coleta de impostos Votações Registro de histórico médico entre outras.

A tecnologia tem potencial inclusive para alimentar modelos de governo distribuídos tais como o anarquismo.



CONTRATOS INTELIGENTE

Contratos inteligentes são contratos de assinatura digital cuja verificação é realizada por meio de protocolos de computador. Na rede Ethereum, contratos inteligentes podem ser implementados em quatro linguagens diferentes. Os contratos são compilados para a máquina virtual do Ethereum e em seguida anexados à blockchain.

As linguagens são:
Solidity, similar a JavaScript Serpent, similar a Python Mutan, similar a C LLL, similar a Lisp



PREMIAÇÕES

Em 2014, Buterin venceu a Premiação Mundial em Tecnologia (World Technology Award) pela contribuição na criação e desenvolvimento do Ethereum.



REPERCUSSÃO NA MÍDIA

A plataforma foi noticiada em uma série de publicações na mídia internacional The Wall Street Journal, Wired, The Globe and Mail, SiliconANGLE, Al Jazeera, The Telegraph and the Keiser Report.

No Brasil, notícias sobre o Ethereum limitam-se a mídias especializadas como blogs e páginas em redes sociais sobre Bitcoin e moedas digitais.



FONTE: WIKIPEDIA

3 comentários:

  1. YoBit lets you to claim FREE CRYPTO-COINS from over 100 distinct crypto-currencies, you complete a captcha once and claim as many as coins you need from the available offers.

    After you make about 20-30 claims, you complete the captcha and resume claiming.

    You can press claim as many times as 50 times per one captcha.

    The coins will safe in your account, and you can exchange them to Bitcoins or any other currency you want.

    ResponderExcluir
  2. If you are trying to BUY bitcoins online, Paxful is the best source for bitcoins as it allows buying bitcoins by 100's of different payment methods, such as Western Union, MoneyGram, PayPal, Visa, MasterCard, American Express and they even allow exchanging your gift cards for bitcoins.

    ResponderExcluir
  3. Invest in Ethereum on eToro the World's Top Social Trading Network.

    Join 1,000,000's who have already found easier strategies for investing in Ethereum...

    Learn from profitable eToro traders or copy their positions automatically!

    ResponderExcluir

HashFlare